Classificação Científica

Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Asparagaceae
Gênero: Asparagus
Espécie:A. Densiflorus “Myersii”

Família composta por ervas, lianas de arbustos, perenes, rizomatosas, também acaules, com folhas bastante reduzidas, escamiformes e escanosas, em forma de agulhas, armadas por espinhos, de inserção alterna e espiralada. Inflorescência paniculada, com flores geralmente brancas, sem valor ornamental, que resultam em frutinhos vermelhos; flores bissexuadas, actinomorfas, diclamídeas, homoclamídeas; cálice e corola trímeros; estames em número de 6; gineceu gamocarpelar, com 3 carpelos, ovário súpero trilocular, com 2 óvulos por lóculo pluriovulados, placentação axial. Frutos normalmente do tipo baga.

A família Asparagaceae é formada por apenas 2 gêneros com todas as espécies originárias de regiões fora da América Tropical. O mais conhecido e cultivado no Brasil é o Asparagus com ocorrência na Ásia Tropical e África do Sul, perfazendo um total de mais de 200 espécies, quase a totalidade da família.

A maior parte das espécies de Asparagus são cultivadas em função de sua folhagem, principalmente em locais suspensos como jardineiras e vasos, considerando que as variedades mais conhecidas apresentam caules longos e pendentes. Podem ser plantas tanto à meia-sombra como a pleno sol. O outro gênero da família, Hemiphylacus, ainda é desconhecido entre nós.

Asparagus, Hemiphylacus.

Principais espécies

Asparagus densiflorus “Myersii”

Descrição

Planta originária da África do Sul, herbácea, rizomatosa, entouceirada, acaule, com ramagem ereta, recoberta de folhas em forma de agulhas e espinhos, produzindo aspecto denso e muito ornamental. Inflorescência pouco significativa, formado por pequenas flores brancas que se transformam em frutinhos vermelhos quando maduros. Multiplica-se por divisão da planta.

Uso Paisagístico

Planta para cultivo, preferencialmente à meia-sombra, na composição de renques ao longo de paredes e muros, também preenchendo espaços de vasos e jardineiras suspensas. Sua folhagem pode ser usada para arranjos de flores.

Asparagus densiflorus “Sprengeri”

Descrição

Planta originária da África do Sul, herbácea, rizomatosa, com ramagem fina e delicada, pendente, revestida de numerosos espinhos e folhas em forma de agulhas, muito pequenas. Inflorescência representada por flores discretas, brancas, que surgem ao longo das hastes e se transformam em frutinhos vermelhos, muito decorativos. Propaga-se em qualquer época do ano por divisão ou sementes.

Uso Paisagístico

Planta cultivada preferencialmente à meia-sombra, ideal para locais suspensos na composição de vasos e jardineiras. Também utilizada nos canteiros como bordadura ou renque ao longo de muros, paredes ou grades.

Outras espécies

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed