Classificação Científica

Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Agavaceae
Gênero: Agave
Espécie:A. geminiflora

Família representada por ervas ou espécies arborescentes, robustas, até lenhosas, raramente lianas, perenes, às vezes monocárpicas (Agave) apresentando caules subterrâneos ou aéreos. Folhas simples, lineares ou lanceoladas, alternas, freqüentemente espiraladas, paralelinérveas, geralmente espessas, suculentas e fibrosas, com margens inteiras, ápice, às vezes agudo flexível ou espinescente. Inflorescências terminais ou axilares, espigadas ou racemosas paniculadas, às vezes eretas e volumosas; flores, ocasionalmente vistosas, geralmente bissexuadas, actinomorfas ou aparentemente zigomorfas, diclamídeas homoclamídeas, cálice e corola comumente unidos entre si, trímeros; estames em número de 6, anteras cimosas, nectários presentes; gineceu gamocarpelar, tricarpelar, ovário súpero ou ínfero, trilocular, placentação axial, lóculos uni a pluriovulados. Fruto tipo baga ou cápsula.

A família Agavaceae apresenta distribuição pantropical, principalmente em regiões áridas das Américas, Europa, Austrália e Nova Zelândia, abarcando aproximadamente de 25 gêneros e mais de 600 espécies. No Brasil existem 4 gêneros e aproximadamente 20 espécies, com destaque para as plantas do gênero Furcraea.

Agavaceae é representada no paisagismo por espécies muito conhecidas, a exemplo dos gêneros Agave, Yucca e Chlorophytum; as duas primeiras apresentam grande importância nos jardins ensolarados e áridos, porquanto apresentam bastante tolerância a ambientes secos, enquanto que as espécies do gênero Chlorophytum são largamente utilizadas nas forrações de espaços médios e amplos, em locais protegidos do sol forte.

Agave, Anthericum, Chlorophytum, Clara, Echeandia, Furcraea, Hagenbachia, Herreria, Hosta, Manfreda, Polianthes, Yucca.

Principais espécies

Agave angustifolia

Descrição

Planta originária do México e Antilhas, perene, caulescente, semi-lenhosa, atingindo cerca de 1,20m de diâmetro, monocárpica, cumprindo o ciclo vital logo após o florescimento. Folhas coriáceas e fibrosas, compridas, dispostas em rosetas, coloridas de verde e branco, com margens discretamente espinescentes e extremamente pontiagudas. Existe uma variedade com margens amareladas. Inflorescência alta, ereta, chegando até 3m de altura, sem valor ornamental. Propaga-se facilmente por rebentos que se formam ao lado da planta matriz ou por bulbilhos que surgem após o florescimento.

Uso Paisagístico

Planta rústica, de belo efeito ornamental, indicada para áreas maiores, ensolaradas e afastadas do trânsito de crianças e idosos. Excelente como planta isolada ou para formação de grupos em meio aos gramados ou nos jardins rochosos.

Agave victoriae-reginae

Descrição

Planta originária do México, é uma das menores espécies do gênero e uma das mais ornamentais, apresentando forma bastante compacta. Suas folhas suculentas são bastante espessas com traços geométricos bem definidos, aparentemente triangulares, onde as quinas dessas folhas são marcadas por desenhos contrastantes. Existem diversas formas, inclusive variegadas, extremamente chamativas. Inflorescência ocorrendo no final do ciclo da planta, bastante longa, sem apelo visual. Propaga-se por rebentos que surgem no final da floração e eventualmente por sementes ou mudas.

Uso Paisagístico

Devido ao porte reduzido, essa espécie é indicada para pequenos jardins rochosos e ensolarados. Ideal também para vasos e mini-jardins

Chlorophytum comosum 'Variegatum'

Descrição

Planta herbácea, originária da África do Sul, acaule, de pequeno porte, atingindo 20cm de altura. Folhas dispostas em rosetas, compridas, recurvadas, macias e brilhantes, verde na espécie original ou variegadas com listas verde e branca. Inflorescências longas com pequenas flores brancas, sem apelo visual. Propaga-se por divisão de touceiras e por plântulas que surgem na inflorescência, após a floração.

Uso Paisagístico

São cultivadas preferencialmente à meia-sombra em função do valor decorativo da folhagem, em recipientes suspensos como vasos ou jardineiras. Também podem ser cultivadas nos jardins na condição de forração ou criando bordaduras nos canteiros.

Furcraea foetida 'Striata'

Descrição

Planta nativa do Brasil, muito parecida e confundida com as espécies do gênero Agave, semi-lenhosa, caulescente, com cerca de 1,5m de altura. Folhas carnosas e fibrosas, longas, rugosas no sentido longitudinal, com espinhos discretos e espaçados, ápice pontiagudo, muito ornamentais, principalmente na variedade F. foetida ‘striata’. Inflorescência em forma de grandes panículas, espalhada, constituída por flores perfumadas, branco-esverdeadas, ocorrendo somente nas plantas mais velhas. Propaga-se pelas plântulas que surgem na inflorescência após a floração.

Uso Paisagístico

Planta indicada para regiões tropicais, cultivada em áreas abertas e ensolaradas, como exemplar isolado ou em grupos, criando volumes em meio aos gramados e jardins rochosos.

Yucca guatemalensis

Descrição

Arbusto originário da Guatemala e México, semi-lenhoso, ereto na idade juvenil e ramificado quando submetido a podas, com tronco dilatado, atingindo até 6m de altura. Folhas coriáceas, fibrosas, alongadas, pontiagudas, porém, sem espinhos. Inflorescência densa, terminal, formada por flores brancas e duráveis. Propaga-se facilmente por estacas de pontas do caule ou por brotações laterais, obtidas de plantas mais velhas.

Uso Paisagístico

Espécie muito rústica, adequada para jardins de áreas abertas e ensolaradas, como planta isolada ou formando conjuntos. Também utilizada em vasos de interiores, com tolerância razoável à meia-sombra. Em ambos os casos, a planta escolhida deve estar bem ramificada para produzir efeito desejado.

Outras espécies

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed