ufla

 

 

 

   
  XANTHORRHOEACEAE
   
 
Classificação Científica

Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Xanthorrhoeaceae
Gênero: Xanthorrhoea
Espécie: X. undulatifolia
 
Descrição botânica
Família formada por ervas e outras formas arbustivas e arborescentes, rizomatosas ou tuberosas, com folhas lineares, basais nas formas acaules ou concentradas nas extremidades dos caules, quando esses são visíveis, alternas, espiraladas, paralelinérveas, desprovidas de bainhas. Inflorescência terminal em espigas (congesta) representada por flores inconspícuas, bissexuadas, actinomorfas, diclamídeas; cálice trímero, dialissépalo, escarioso e corola trímera, dialipétala, petalóide; estames em número de 6; gineceu gamocarpelar, tricarpelar, ovário súpero, trilocular, lóculos pluriovulados, placentação axial. Fruto do tipo cápsula.
 
Ocorrência
Xanthorrhoeaceae é composta por apenas um gênero, abrangendo cerca de 30 espécies, todas endêmicas da Austrália, incluindo o restante da Oceania e vegetando locais secos, sujeitos à queimadas.
 
Uso paisagístico
As espécies de Xanthorrhoea são pouco conhecidas no Brasil e apenas uma, a X. undulatifolia, que, geralmente é cultivada em vasos, quando jovens. Apresenta crescimento bastante lento e vida longa, podendo ser transferida para o jardim após vários anos de vida.
 
Gêneros
 
 
Xanthorrhoea
 
 
Principais espécies
 
Foto: J. B. Sodré
Xanthorrhoea undulatifolia
 
Descrição
Planta perene, acaule, posteriormente caulescente, chegando a formar tronco espesso e lenhoso com o passar da idade, originária da Austrália. Folhas lineares, finas, concentradas no ápice do caule, formando estrutura densa e compacta. Inflorescência constituída por longa haste na forma de espiga, que chega a ultrapassar 1m de altura. Em seu habitat a floração é estimulada após queimadas. Multiplica-se por sementes.
 
Uso paisagístico
Planta de relevante efeito ornamental, porém pouco cultivada ainda em nossos jardins devido ao crescimento muito lento, chegando a demorar 30 anos para começar a formar tronco. Plantas ainda jovens são possíveis de encontrar disponíveis no mercado, servindo para composição de vasos e jardineiras.